Predefinição:História de Lucas Ramón Barrios Cáceres: mudanças entre as edições

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para navegação Ir para pesquisar
(Criou página com '{{História de jogadores}} Revelado no Argentinos Juniors, '''Barrios''' passou por diversos clubes argentinos e chilenos. No Colo-Colo, durante nas duas temporadas e...')
 
Sem resumo de edição
 
Linha 50: Linha 50:
* [[Arquivo:Taça Copa do Brasil.png|13px]] [[Copa do Brasil de Futebol|Copa do Brasil]]: [[Copa do Brasil de Futebol de 2015|2015]]
* [[Arquivo:Taça Copa do Brasil.png|13px]] [[Copa do Brasil de Futebol|Copa do Brasil]]: [[Copa do Brasil de Futebol de 2015|2015]]
* [[Arquivo:Taça Campeonato Brasileiro.png|13px]] [[Campeonato Brasileiro de Futebol - Série A|Campeonato Brasileiro]]: [[Campeonato Brasileiro de Futebol de 2016 - Série A|2016]]
* [[Arquivo:Taça Campeonato Brasileiro.png|13px]] [[Campeonato Brasileiro de Futebol - Série A|Campeonato Brasileiro]]: [[Campeonato Brasileiro de Futebol de 2016 - Série A|2016]]
;Grêmio
* [[Arquivo:Taça Libertadores.png|13px]] [[Copa Libertadores da América]]: [[Copa Libertadores da América de 2017|2017]]


== Prêmios e Artilharias ==
== Prêmios e Artilharias ==

Edição atual tal como às 18h33min de 27 de março de 2022

Icone Livro.png História

Revelado no Argentinos Juniors, Barrios passou por diversos clubes argentinos e chilenos. No Colo-Colo, durante nas duas temporadas em que defendeu o clube, viveu grandes momentos, sendo artilheiro do Apertura com 19 gols e Clausura com 18 gols, e conquistando o título do Clausura, seu primeiro como profissional. Em 2008, ganhou o prêmio de maior artilheiro do mundo daquele ano pela IFFHS.

Tendo grande destaque na equipe chilena, despertou atenção e recebeu proposta de vários clubes, incluindo do francês Nancy, do espanhol Espanyol e do grego Panathinaikos, mas, em 25 de julho de 2009, Barrios foi contratado pelo Borussia Dortmund, da Alemanha, por quatro milhões e meio de euros. Sua estreia pelos Die Schwarzgelben ocorreu em 8 de agosto, na vitória sobre o Colônia, por 1x0. No clube, teve uma ótima temporada de estreia, marcando vinte e três vezes durante o período, sendo quatro destes gols na Copa da Alemanha, onde terminou como artilheiro.

Filho de mãe paraguaia, Barrios iniciou o processo de dupla cidadania em 16 de março de 2010, com a esperança de ter chances de estar na Copa do Mundo de 2010. Com apoio da própria associação paraguaia, que agiu para finalizar o processo antes do torneio, sua cidadania foi concedida em 8 de abril do mesmo ano.

Pouco tempo após se naturalizar, Barrios foi incluído na pré-lista de convocados da Seleção Paraguaia para a Copa do Mundo de 2010, mesmo não tendo disputado nenhuma partida. Logo depois, foi confirmado entre os vinte e três convocados para a disputa do torneio na África do Sul. Tendo iniciado como titular, Barrios estreou no amistoso preparatório para a Copa contra a Irlanda, marcando o tento de honra na derrota por 2 a 1. Em seguida, disputou mais duas partidas, contra Costa do Marfim (2x2) e Grécia (2x1), tendo entrado no decorrer do segundo tempo de ambas e anotado um gol em cada.

Após terminar a temporada 2010/11 como campeão alemão pelo Borussia Dortmund, tendo participação importante com seus dezesseis gols em 32 partidas, Barrios foi convocado para disputar a Copa América de 2011. Na competição, onde o Paraguai chegou à final tendo empatado todos os cinco primeiros jogos, Barrios marcou uma vez no empate em 3x3 contra a Venezuela, tendo sido também eleito o melhor em campo na partida. Nas semifinais marcou novamente contra a Venezuela, porém, na disputa por pênaltis. Na final, iniciou a partida no banco de reservas, entrando apenas aos 76 minutos de partida, quando sua seleção já perdia por 2x0 (terminou 3x0) para o Uruguai. Ainda naquela final, Barrios sofreu uma lesão após poucos minutos em campo, deixando a sua seleção com dez jogadores em campo.

Foi anunciado em 2 de maio de 2012 que Barrios deixaria o Borussia Dortmund após o término da temporada 2011/12, e passaria a defender o Guangzhou Evergrande. O clube chinês desenbolsaria oito milhões e meio de euros, assinando um contrato de quatro anos.

Em agosto de 2013, deixou o Guangzhou Evergrande e acertou com o Spartak Moscou, da Rússia, retornando à Europa depois de um ano no futebol chinês. Também teve uma passagem por empréstimo ao Montpellier, da França.

Palmeiras

Em 18 de Junho de 2015, o jogador anunciou em seu twitter, durante a disputa da Copa América, no Chile, seu acerto com o Palmeiras. Barrios foi apresentado no dia 16 de julho com a camisa 10, usada anteriormente por Valdivia. No dia 19 de julho, estreou com a camisa alviverde no clássico contra o Santos, no Allianz Parque, entrando no segundo tempo no lugar de Leandro Pereira.

No dia 26 de agosto de 2015, em uma partida contra o Cruzeiro, válida pela Copa do Brasil, Barrios marcou seu primeiro gol com a camisa alviverde. Em acordo com o jogador Cleiton Xavier, cedeu a camisa 10 em troca da 8, que o consagrou em outros clubes.

No dia 16 de setembro de 2015, em uma partida contra o Fluminense, válida pelo Campeonato Brasileiro, Barrios marcou um hat-trick com a camisa alviverde, saindo do banco de reservas aos 15 minutos do segundo tempo e fazendo o primeiro, o terceiro e o quarto gol da vitória do Verdão por 4x1.

No dia 28 de outubro de 2015 fez os dois gols que deram a vitória ao Palmeiras sobre o Fluminense por 2x1, levando o time à disputa de pênaltis, na semifinal da Copa do Brasil, o que valeu a classificação palmeirense à final. Repetiu ótima atuação contra o Santos, especialmente no segundo jogo da final, quando fez a jogada do primeiro gol do Palmeiras e se tornou campeão da Copa do Brasil 2015 e conseguindo vaga para disputar a Libertadores 2016 pelo time alviverde.

Em 2015 foi o principal destaque da Seleção Paraguaia durante a Copa América disputada no Chile. Apesar de ser reserva, sempre entrava como substituto no segundo tempo de jogo, e foi o artilheiro de sua seleção, com quatro gols marcados. 'Barrios marcou logo na estreia contra a Argentina, sendo o principal destaque paraguaio no empate por 2x2. Contra o Uruguai, marcou o gol salvador que garantiu o empate por 1 a 1, que classificou o Paraguai para as quartas-de-final. Nas quartas-de-final ajudou o Paraguai a eliminar o Brasil, nos pênaltis, pela segunda edição consecutiva de Copa América. Na semifinal marcou mais um gol contra a Argentina, mas não conseguiu evitar a derrota frustante por 6x1.

Grêmio

Barrios acertou com o Grêmio na noite do dia 22 de fevereiro de 2017 contrato até o fim da temporada. Foi artilheiro do clube no ano junto com Luan, com 18 gols cada, e Campeão da Libertadores 2017.

Depois do Grêmio

Depois do Grêmio, Barrios fechou com o Argentinos Juniors, primeiro time da carreira do atacante, para o biênio 2018. Lá foi companheiro de Beto da Silva, emprestado pelo Grêmio ao time de Buenos Aires.[1]. Ainda em 2018, passou a defender o Colo-Colo, e, na temporada seguinte atuou pelo Huracán, que defende até hoje.

Entrevista

Títulos

Colo-Colo
  • Chile Campeonato Chileno (Clausura): 2008
Borussia Dortmund
  • Alemanha Campeonato Alemão: 2010–11 e 2011–12
  • Alemanha Copa da Alemanha: 2011–12
Guangzhou Evergrande
  • China Super Liga Chinesa: 2012
  • China Copa da China: 2012
Palmeiras

Prêmios e Artilharias

  • Artilheiro do Campeonato Chileno (Apertura): 2008
  • Artilheiro do Campeonato Chileno (Clausura): 2008
  • Melhor jogador do Futebol Chileno pela revista El Gráfico Chile: 2008
  • Melhor atacante do Futebol Chileno pela ANFP: 2008
  • Chuteira de Ouro do Futebol Chileno pela ANFP: 2008
  • Maior artilheiro do mundo pela IFFHS: 2008[2]
  • Artilheiro da Copa Chile: 2008-09
  • Prêmio ABC Color de melhor Futebolista Paraguaio do Ano: 2010
  • Artilheiro da Copa da Alemanha: 2011–12
  • Jogador mais valioso da Copa da China: 2012
  • Seleção da primeira fase da Copa América: 2015