Predefinição:História de João Carlos da Silva Severiano: mudanças entre as edições

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para navegação Ir para pesquisar
(Criou página com 'Sua posição em campo era como meia e apesar de sua baixa estatura, tinha como característica ser um jogador de muita habilidade e inteligência. Jogou pr...')
 
Sem resumo de edição
 
(Uma revisão intermediária por um outro usuário não está sendo mostrada)
Linha 1: Linha 1:
Sua posição em campo era como [[Meia (futebol)|meia]] e apesar de sua baixa estatura, tinha como característica ser um jogador de muita habilidade e inteligência. Jogou praticamente toda a sua carreira no [[Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense]] e passou uma rápida temporada na Argentina, onde atuou pelo [[Club Atlético Independiente]].
{{História de jogadores}}
===Grêmio===


É um dos ídolos do tricolor gaúcho e está entre os 10 maiores artilheiros do clube com 132 gols marcados.<ref>[http://globoesporte.globo.com/futebol/times/gremio/noticia/2013/09/gremio-110-anos-clube-nasce-de-gol-anonimo-e-vira-fabrica-de-artilheiros.html Grêmio 110 anos: clube nasce de gol 'anônimo' e vira fábrica de artilheiros] Portal Globo Esporte - acessado em 17 de fevereiro de 2015</ref>
Joãzinho era [[Meia (futebol)|meia]] e apesar de sua baixa estatura, tinha como característica ser um jogador de muita habilidade e inteligência. Iniciou nas categorias de base do {{Futebol Grêmio}} e jogou praticamente toda a sua carreira no clube. Quando juvenil esteve por um breve período de testes na Argentina, onde atuou pelo {{Futebol Independiente}}. Figura de destaque na história gremista, tem seu nome eternizado na [[Calçada da Fama]] e está entre os 10 maiores artilheiros do clube.<ref>[http://globoesporte.globo.com/futebol/times/gremio/noticia/2013/09/gremio-110-anos-clube-nasce-de-gol-anonimo-e-vira-fabrica-de-artilheiros.html Grêmio 110 anos: clube nasce de gol 'anônimo' e vira fábrica de artilheiros] Globo Esporte</ref>


Ao encerrar sua carreira como jogador profissional, entrou para a vida política.
Ao lado de {{Altemir Marquez da Cruz|1}}, participou de toda a sequência de sete títulos gaúchos entre [[Campeonato Gaúcho de Futebol de 1962|1962]]-[[Campeonato Gaúcho de Futebol de 1968|1968]]. Heptacampeonato que só foi se repetir em [[Campeonato Gaúcho de Futebol de 2024|2024]], mais de meio século depois. Além disso, foi campeão [[Campeonato Sul-Brasileiro de Futebol de 1962|sul-brasileiro]] em [[1962]] de forma invicta.


== Títulos ==
Professor de educação física, ao encerrar sua carreira como jogador profissional, entrou para a vida política, onde foi Vereador em Porto Alegre e posteriormente Deputado Estadual.<ref>[https://memorial.camarapoa.rs.gov.br/joao-severiano João Carlos Severiano] Memorial Câmara POA</ref> Também foi eleito para o Conselho Deliberativo do Grêmio e atualmente é conselheiro jubilado.
; Grêmio
 
* {{BR-RSb}} [[Campeonato Gaúcho de Futebol|Campeonato Gaúcho]]: 1962, 1963, 1964, 1965, 1966, 1967 e 1968
===Seleção Brasileira===
Defendeu a [[Seleção Brasileira de Futebol|Seleção Brasileira]] em duas partidas contra o Chile em [[1966]], válidas pela Taça Bernardo O´Higgins, onde marcou dois gols. Com uma vitória e uma derrota cada, o troféu foi compartilhado entre as duas seleções. Nesses jogos a seleção brasileira foi representada pela [[Seleção Gaúcha de Futebol]].


== Entrevistas ==
== Entrevistas ==
{{Predefinição:Joãozinho, do Grêmio, no Estúdio B}}
{{Predefinição:Joãozinho, do Grêmio, no Estúdio B}}

Edição atual tal como às 11h43min de 9 de abril de 2024

Icone Livro.png História

Grêmio

Joãzinho era meia e apesar de sua baixa estatura, tinha como característica ser um jogador de muita habilidade e inteligência. Iniciou nas categorias de base do Grêmio e jogou praticamente toda a sua carreira no clube. Quando juvenil esteve por um breve período de testes na Argentina, onde atuou pelo Independiente. Figura de destaque na história gremista, tem seu nome eternizado na Calçada da Fama e está entre os 10 maiores artilheiros do clube.[1]

Ao lado de Altemir, participou de toda a sequência de sete títulos gaúchos entre 1962-1968. Heptacampeonato que só foi se repetir em 2024, mais de meio século depois. Além disso, foi campeão sul-brasileiro em 1962 de forma invicta.

Professor de educação física, ao encerrar sua carreira como jogador profissional, entrou para a vida política, onde foi Vereador em Porto Alegre e posteriormente Deputado Estadual.[2] Também foi eleito para o Conselho Deliberativo do Grêmio e atualmente é conselheiro jubilado.

Seleção Brasileira

Defendeu a Seleção Brasileira em duas partidas contra o Chile em 1966, válidas pela Taça Bernardo O´Higgins, onde marcou dois gols. Com uma vitória e uma derrota cada, o troféu foi compartilhado entre as duas seleções. Nesses jogos a seleção brasileira foi representada pela Seleção Gaúcha de Futebol.

Entrevistas