Predefinição:História Campo do Velódromo da Blitz: mudanças entre as edições

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para navegação Ir para pesquisar
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
 
Linha 1: Linha 1:
{{História de estádios}}
{{História de estádios}}
[[Arquivo:Poa1906.jpeg|thumb|center|150px|Localização do campo no Mapa de Porto Alegre em 1906<br/>Ponto 1 - Campo do Fussball nos fundos da Blitz<br/>
[[Arquivo:Poa1906.jpeg|thumb|left|200px|Localização do campo no Mapa de Porto Alegre em 1906<br/>Ponto 1 - Campo do Fussball nos fundos da Blitz<br/>
Ponto 2 - União Velocipédica<br/>
Ponto 2 - União Velocipédica<br/>
Ponto 3 - Campo da Baixada<br/><small>Foto: Desconhecido</small>]]
Ponto 3 - Campo da Baixada<br/><small>Foto: Desconhecido</small>]]

Edição atual tal como às 21h24min de 20 de agosto de 2020

Icone Livro.png História

Localização do campo no Mapa de Porto Alegre em 1906
Ponto 1 - Campo do Fussball nos fundos da Blitz
Ponto 2 - União Velocipédica
Ponto 3 - Campo da Baixada
Foto: Desconhecido

O Campo do Velódromo da Blitz, também conhecido como Cancha/Ground do Fussball ou Campo da Voluntários da Pátria, foi um campo localizado em Porto Alegre-RS, Brasil. Foi o palco do primeiro jogo entre equipes porto-alegrenses, Grêmio e Fussball em 1904. Utilizado pelo Fussball até meados de 1911, quando se mudou para um campo no Arrabalde de São João, próximo ao Campo do Turnerbund.

Inicialmente dividiu espaço com o Velódromo da Blitz até este desaparecer. A Rua Almirante Tamandaré teria cortado o campo ao meio.[1] Entretanto, considerando o trajeto da antiga Rua Sete de Abril (hoje Câncio Gomes neste trecho) e a distância da Rua do Parque, há ainda a possibilidade de que a rua em questão fosse na verdade a Álvaro Chaves.[2] É possível que a última partida do campo seja a goleada do Fussball contra o 7 de Setembro pelo Citadino de Porto Alegre.

  1. Ricardo Santos Soares. O Foot-Ball de Todos - Uma história social do futebol em Porto Alegre, 1903-1918. Visitado em 03 de agosto de 2017.
  2. Natália de Noronha Santucci. Memórias Apagadas - Os Velódromos esquecidos de Porto Alegre. Visitado em 02 de agosto de 2017.