Predefinição:História de Álvaro Brochado

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Revisão de 10h34min de 14 de janeiro de 2020 por Diego Salton (discussão | contribs) (→‎Grêmio)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Icone Livro.png História

Grêmio

Nascido em 28 de setembro de 1983[1], Brochado foi um dos 31 fundadores do Grêmio em 15 de setembro de 1903. Como a maioria dos outros fundadores, era comerciante. Após a saída de Cândido Dias, fez parte da primeira diretoria gremista como 2º guarda-esporte. Foi eleito diversas vezes secretário nos anos seguintes e também eleito diretor de campo.

Como jogador fez sua estreia com o segundo quadro vencendo a primeira edição semestral do Troféu Vereinpreis de 1904. Também atuou no festival de inauguração da Baixada. No quadro principal, estreou na segunda partida da história, na derrota para o Fussball no Troféu Gutschow. Venceu várias edições do Wanderpreis e se consolidou como um dos jogadores mais atuantes nos primeiros anos de clube.

Em 1909, participou de dois grandes confrontos da primeira década gremista, o primeiro jogo intermunicipal contra o Rio Grande e o Primeiro Grenal.

Nomeado diretor de campo em 1910, sob seu comando o Grêmio conquistou o Campeonato Citadino de Porto Alegre de 1911. Simultaneamente com a função de treinador, atuou no segundo quadro, onde conquistou o título da Taça 12 de Abril. No mesmo ano foi eleito vice-presidente.

Pelo serviços prestados ao Grêmio, foi agraciado com o título de sócio benemérito no final de 1924. Ainda fez parte do primeiro e segundo Conselho Deliberativo do clube, criado em dezembro de 1928.[2]

  1. FamilySearch. Alvaro Brochado. Visitado em 15 de fevereiro de 2019.
  2. História Ilustrada do Grêmio. Porto Alegre, v. 7, n. 3, 1983.