Predefinição:História de Luiz Antônio Venker Menezes
História
Jogou apenas em clubes amadores. Não se profissionalizou como jogador. Cursou Educação Física e se tornou técnico paralelamente à sua carreira amadora. Começou sua carreira no futebol como atacante, no clube gaúcho do Rosário, administrado pelo seu pai. Logo, passou a jogar de meio-campista, depois virou volante e por fim se estabeleceu na zaga. Depois do clube de Rosário, jogou por pouco tempo no Fluminense de Mato Leitão. Logo, despertou interesse no Guarani de Venâncio Aires, e foi contratado entre o final da década de 1970 e o início da década de 1980. Seu principal momento pelo Guarani de Venâncio Aires foi na disputa por pênaltis na decisão do Campeonato Amador de 1988. Capitão do time, foi o responsável pela última cobrança, convertida. O título garantiu a vaga do Guarani de Venâncio Aires para disputar a Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho. Logo, iniciou o curso de Educação física, na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Jogando pelo Guarani de Venâncio Aires, paralelamente iniciava a carreira de treinador, em 1986, no SESI do Rio Grande do Sul.
Como treinador
Após nove anos como educador físico no setor social do SESI, foi convidado a ser o treinador das categoriais de base do próprio Guarani. Depois, treinou a base do Caxias e do Internacional. Também fez estágio no Cruzeiro em 1997, com Paulo Autuori, ano em que o clube mineiro conquistou o bicampeonato da Copa Libertadores da América.
Retorna novamente para o Guarani de Venâncio Aires, agora como treinador profissional, em 1997.
Depois, treinou o Brasil de Pelotas e o Iraty, em 2002 e em 2003, respectivamente. Em 2003, volta ao Guarani de Venâncio Aires e fica por poucos meses.
Em 2004 ganhou notoriedade por sua boa campanha na Copa do Brasil, no comando do 15 de Novembro, chegando à semifinal e obtendo o terceiro lugar. De 2004 a 2005, treinou o Caxias.
Grêmio
Em abril de 2005, Mano Menezes foi contratado pelo Grêmio para ser o responsável por levar o clube novamente à Série A do Campeonato Brasileiro, pois o clube havia sido rebaixado no ano anterior.
A meta foi cumprida e além de levar o tricolor gaúcho de volta à elite do futebol brasileiro, Mano Menezes conquistou o título de Campeão Brasileiro da Série B daquele ano em uma partida que ficou conhecida como "A Batalha dos Aflitos" devido aos acontecimentos que se desenrolaram ao longo da partida e ao fato desta ter sido realizada no Estádio dos Aflitos, estádio do Náutico.
Este episódio posteriormente virou um filme exatamente com o nome "A Batalha dos Aflitos", lançado em 2007. Naquela histórica partida, o Grêmio teve 4 jogadores expulsos, dois pênaltis contra a sua meta, os dois perdidos pelo Náutico.
Anderson, marcou o gol do Grêmio, que retornou o clube à Série A. No ano seguinte, Mano Menezes levou o Grêmio ao título do Campeonato Gaúcho com vitória sobre o arquirrival Internacional, título que o tricolor não conquistava desde 2001.
Ainda em 2006, classificou o Grêmio em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro, obtendo assim, uma vaga para disputar a Copa Libertadores da América no ano de 2007. Em 2007, foi bicampeão gaúcho fazendo uma campanha brilhante.
Na Copa Libertadores da América daquele ano, eliminou dois clubes paulistas, o São Paulo, nas oitavas-de-final, e o Santos, na semifinal, chegando à final e perdendo para o clube argentino Boca Juniors.
Mano Menezes deixou o Grêmio no final de 2007, indo comandar o Corinthians.
Títulos
Treinador
- Campeonato Gaúcho: 2002*
- Copa Sul-Minas - seletiva: 2002
*: Em 2002, o Rio Grande do Sul teve o Supercampeonato Gaúcho e o Campeonato Gaúcho, no qual não competiram os seguintes times: Internacional, Grêmio, Juventude e Caxias.