Predefinição:História de Atilio Genaro Ancheta Weiguel

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para navegação Ir para pesquisar

Icone Livro.png História

Vida pessoal

Ancheta é avô dos também ex-atletas do Grêmio, Rodrigo Ancheta e Rafa Ancheta.

Juventude

Começou na sua juventude atuando no Club Atlético San Lorenzo, da cidade de Florida, sendo chamado para atuar nos juniores do Nacional-URU em 1965.

Como Jogador

No Nacional-URU foi tri-campeão uruguaio em 1969, 1970 e 1971, internacionalmente foi campeão da Copa Libertadores da América em 1971. Ainda em 1970, Ancheta disputou a Copa do Mundo pela Seleção Uruguaia, com brilhante atuação que lhe rendeu o status de melhor zagueiro da Copa do Mundo de 1970 pela crítica especializada. A Celeste Olímica terminaria o Mundial de Seleções em quarto lugar, sendo eliminada pela Seleção Brasileira nas semifinais[1].

Com seu currículo, atraiu o interesse do Grêmio, sendo contratado em 1971 em negociação envolvendo o jogador gremista Chamaco Rodríguez[2]. Atuando pelo Grêmio teve um começo difícil com o bom momento atravessado pelo rival Internacional na década de 70. Porém, participou da quebra da hegemonia do rival em 1977, conquistando o histórico Campeonato Gaúcho daquele ano pelo Tricolor.

Aposentadoria

Ancheta é um dos ídolos da torcida gremista, sempre lembrado com muito carinho e por sua dedicação em campo. Depois de encerrar a carreira passou a morar no Rio Grande do Sul, e atuou nas divisões de base do clube. Hoje em dia atua como cantor profissional de tango.

  1. Elenco na Copa de 66 na fifa.com. Visitado em 13 de fevereiro de 2016.
  2. Revista Placar. Durar a Trégua? 15/03/1974. Visitado em 20 de setembro de 2015.