Predefinição:História de Atilio Genaro Ancheta Weiguel
História
Vida pessoal
Ancheta é avô dos também ex-atletas do Grêmio, Rodrigo Ancheta e Rafa Ancheta.
Juventude
Começou na sua juventude atuando no Club Atlético San Lorenzo, da cidade de Florida, sendo chamado para atuar nos juniores do Nacional-URU em 1965.
Como Jogador
No Nacional-URU foi tri-campeão uruguaio em 1969, 1970 e 1971, internacionalmente foi campeão da Copa Libertadores da América em 1971. Ainda em 1970, Ancheta disputou a Copa do Mundo pela Seleção Uruguaia, com brilhante atuação que lhe rendeu o status de melhor zagueiro da Copa do Mundo de 1970 pela crítica especializada. A Celeste Olímica terminaria o Mundial de Seleções em quarto lugar, sendo eliminada pela Seleção Brasileira nas semifinais[1].
Com seu currículo, atraiu o interesse do Grêmio, sendo contratado em 1971 em negociação envolvendo o jogador gremista Chamaco Rodríguez[2]. Atuando pelo Grêmio teve um começo difícil com o bom momento atravessado pelo rival Internacional na década de 70. Porém, participou da quebra da hegemonia do rival em 1977, conquistando o histórico Campeonato Gaúcho daquele ano pelo Tricolor.
Aposentadoria
Ancheta é um dos ídolos da torcida gremista, sempre lembrado com muito carinho e por sua dedicação em campo. Depois de encerrar a carreira passou a morar no Rio Grande do Sul, e atuou nas divisões de base do clube. Hoje em dia atua como cantor profissional de tango.
- ↑ Elenco na Copa de 66 na fifa.com. Visitado em 13 de fevereiro de 2016.
- ↑ Revista Placar. Durar a Trégua? 15/03/1974. Visitado em 20 de setembro de 2015.