Predefinição:História de Irany de Oliveira Sant'Anna

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para navegação Ir para pesquisar

Icone Livro.png História

Irany Sant’Anna tem uma extensa lista de serviços prestados ao Grêmio. Além de presidente, o advogado atuou nos departamentos jurídico e financeiro. Foi também vice de futebol em 1975 e vice do Conselho Deliberativo em 1983, ano em que o clube conquistou os títulos da Copa Libertadores e do Mundial Interclubes. Presidiu o clube nos anos de 1985 e 1986, conquistando o bicampeonato gaúcho. Possuía o título de Grande Benemérito e integrava o Conselho Consultivo do clube.

Faleceu na tarde de 11 de outubro de 2006, aos 82 anos, vítima de tumor no intestino. O corpo foi velado no dia seguinte, no Salão Nobre do Conselho Deliberativo, no Estádio Olímpico. Deixou a mulher, Carmem Nilda, quatro filhos, sete netos e uma bisneta.

– Foi um grande dirigente. Era um homem muito decidido, de postura retilínea, com visão administrativa e grande senso para o futebol – afirma o conselheiro Adalberto Preis. – Sempre foi um homem de conciliação, correto. Mesmo nos últimos dias, já doente, vivia intensamente a vida do clube – acrescentou o presidente do conselho, Mauro Knijnik.

INAUGURAÇÃO DA RUA IRANY SANT’ANNA

A cerimônia de descerramento da placa indicativa da Rua Irany Sant’Anna, no Loteamento Lagos de Nova Ipanema, ocorreu no dia 17 de maio de 2008, às 11 horas da manhã.

A iniciativa foi da vereadora Neuza Canabarro (PDT), que em seu discurso destacou as qualidades de Irany Sant’Anna como pai de família e dirigente esportivo. O presidente Paulo Odone agradeceu a lembrança em nome do clube e ressaltou o gremismo e a determinação do homengeado. Irany de Oliveira Sant’Anna Júnior falou em nome da família. Ao final da cerimônia, o ex-presidente Hélio Dourado, emocionado, convidou os presentes a cantar o Hino do Grêmio.

Prestigiaram a cerimônia, entre outros ilustres gremistas, Paulo Odone, Raul Régis de Freitas Lima, Hélio Dourado, Adalberto Preis e Oly Fachin.