Predefinição:História de Michel Ferreira dos Santos
História
Michel foi descoberto pelo treinador Jorge Madeira, do São Cristóvão-RJ.[1]
Porto Alegre
Após sair do São Cristóvão-RJ, Michel foi para o time homônimo da capital do Rio Grande do Sul. Ficou por um ano no Porto Alegre que era administrado pelos irmãos Assis e Ronaldinho.
Madureira
Em 2011 foi campeão da Copa Rio. No ano seguinte, enfrentou o ex-patrão Ronaldinho quando este vestia a camisa do Flamengo.[2]
Guarani de Palhoça
No ano de 2014, Michel marcou oito gols pelo time de Santa Catarina, sendo seis na Divisão Especial do Catarinense e dois no Campeonato Brasileiro da Série D.
Novorizontino
Foi Campeão Paulista da Série A 3 em 2014, no clube de Novo Horizonte, que é o dono do passe do atleta com valores em torno de R$ 4 milhões[3].
Atlético Goianiense
No time goiano, Michel foi Campeão Brasileiro da Série B em 2016, tendo marcado 4 gols em 35 jogos na competição[4].
Grêmio
Em outubro o próprio jogador declarou ter sido sondado por vários clubes, entre eles o Grêmio, antes de acertar com o Tricolor no fim de 2016 como primeiro reforço para 2017.[5]
“ | Pra mim não chegou nada oficial. Somente especulações, boatos. Nada concreto. Papel em si, nada. Chegaram sondagens do Corinthians, Palmeiras, Grêmio... A única coisa concreta foi um time dos Estados Unidos, o Columbus. O representante veio, conversamos e ele colocou as propostas. Mas ontem tivemos a notícia de que não vai dar certo, e as negociações se encerraram. Eu me encontrei com o dirigente do clube, mas não evoluiu. | ” |
Michel veio como a grande aposta para 2017. Porém, mais do que valer o baixo investimento, surpreendeu, e, na maior parte do tempo, foi titular. Seus maiores adversários foram as lesões. Em entrevista coletiva, o volante avaliou sua primeira temporada pelo tricolor:[6]
“ | Fico muito feliz pelo ano e pela Bola de Prata. É um recomeço. É tudo novo. A briga por posição, ainda mais no meio-campo, é acirrada. São jogadores de alto nível, nível de Seleção. Arthur, Maicon, o Jailson, que terminou o ano muito bem. Estou 100% pra voltar esse ano. Essa preocupação vai para o Renato. A cobrança vai ser maior. A gente mostrou um futebol muito bom. Temos que superar isso em 2018. O mínimo que a gente tem que fazer é mostrar o mesmo, dar títulos, boas atuações, elevar o nome do Grêmio ao topo do futebol mundial. | ” |
O volante Michel acertou na segunda-feira, 29 de abril, o seu novo contrato com o Grêmio, que agora se estenderá até dezembro de 2022.
Títulos
- Madureira
- Copa Rio: 2011
- Novorizontino
- Campeonato Paulista Série A 3: 2014
- Atlético Goianiense
- Campeonato Brasileiro da Série B: 2016
Prêmios individuais
- Grêmio
- Bola de Prata Placar/ESPN de Melhor Volante do Campeonato Brasileiro: 2017
Entrevistas
- ↑ Destaque do Dragão nesta Série B, Michel mostra regularidade como volante e lateral www.opopular.com.br (12 de setembro de 2016). Visitado em 28 de dezembro de 2016.
- ↑ Na reestreia de Joel, Flamengo bate Madureira e volta a vencer esporte.ig.com.br (9 de fevereiro de 2012). Visitado em 28 de dezembro de 2016.
- ↑ O volante é o jogador que mais desarmou na Segundona e também se destaca pelos gols marcados compartilheonline.com.br (19 de outubro de 2016). Visitado em 30 de dezembro de 2016.
- ↑ Grêmio confirma contratação do volante Michel zh.clicrbs.com.br (27 de dezembro de 2016). Visitado em 30 de dezembro de 2016.
- ↑ Michel cita sondagens de três clubes da Série A e oferta de equipe dos EUA globoesporte.globo.com (19 de outubro de 2016). Visitado em 28 de dezembro de 2016.
- ↑ Michel vive fama após 2017 dos sonhos: Ficha só caiu nas férias gremioavalanche.net (27 de janeiro de 2018). Visitado em 28 de janeiro de 2018.